Biografia


   José de Sousa Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo.
  O seu pai chamava-se José de Sousa e a sua mãe Maria da Piedade. Ainda antes de José Saramago ter completado os dois anos, os seus pais mudaram-se para Lisboa, levando-o também.
  Assim, parte da sua vida decorreu nesta cidade, mesmo não tendo sido vivida de uma forma muito afortunada, passando por várias casas. Entre 1935 e 1936, passou a viver com a sua família, na sua própria casa.
   Saramago realizou os estudos secundários, não tendo prosseguido, por dificuldades económicas. Por outro lado, ganhou experiência em várias áreas, como serralheiro mecânico, desenhador, funcionário da saúde, funcionário da previdência social, tradutor e jornalista. Além disso, trabalhou numa editora, exercendo funções de direção literária e de produção e foi crítico literário, na revista Seara Nova, entre outros.
  Foi, em 1947, que publicou o seu primeiro livro, intitulado Terra do Pecado, tendo, posteriormente, ficado sem publicar, até 1966.
  Com cerca de 50 anos, fez parte da redação do jornal Diário de Lisboa, exercendo alguns cargos; pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores e foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores, durante nove anos. Em 1975, foi diretor adjunto do jornal Diário de Notícias.
  Foi, a partir de 1976, que passou a viver realmente do seu trabalho literário, tanto como tradutor, como, mais tarde, de autor.
  Com 66 anos, José Saramago casou-se com Pilar Del Río. Passados cinco anos, decidiu passar o seu tempo entre a sua residência em Lisboa e a ilha de Lanzarote.
   José Saramago faleceu a 18 de junho de 2010.


0 comentários: